What if Cambridge Analytica Sued Facebook?

Now that Cambridge Analytica has been driven into bankruptcy by the Facebook data breach scandal, trade libel law would provide an interesting vehicle for the hypothetical Cambridge Analytica v…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




O suicida vaidoso

E nem 50 anos de casamento ou 2 filhos, o dissuadiram de levar a cabo o plano que tinha traçado na adolescência: desaparecer da face da terra.

Ao longo dos anos, a sua voz emudecia ao lado da mulher. Talvez fosse já invisível o suficiente? Ele próprio incentivava esta dinâmica, como o enfermeiro que passa os instrumentos ao cirurgião, tornando-se indispensável na ordem do dia a dia familiar.

Porque é que se deu ao trabalho de cuidar dos filhos se já sabia que ia desistir deles? Foi por querer mostrar-se à altura das expectativas dela? Ou porque a sobrevivência deles dependia também de si? Ou simplesmente foi fazendo, foi levando a coisa ainda que lhe custasse por vezes, ainda que tenha sacrificado o seu próprio conforto, o sono, o tempo, o seu tempo que nunca considerou seu. O tempo passava apenas e com ele levava mais um segundo, um minuto, uma hora, um dia em que não desapareceu. O bebé chorava e lá se levantava da cama, dava colo, aquecia o biberão, trocava a fralda e olhava pela janela a pensar a quantos metros dali se espatifava no chão. O bebé chorava, ele levantava-se da cama, dava colo, baloiçava as cólicas, apaziguava com a chucha e pensava que assim que o pousasse abriria a janela. O bebé chorava, ele levantava-se da cama, dava colo e, ao cantarolar dois versos baixinho, espantava-se com a banalidade dos seus últimos atos. Filho nos braços e a cabeça em água, que em instantes se iria despedaçar em mil bocados carnudos, no chão lá em baixo.

Espantava-se também com isso, imaginando O momento. Como quem rebobina uma fita para encontrar o fragmento que há-de legitimar o sentimento de uma vida. A obsessão, encorajadora como um vasodilatador que se entranha na mente e nos dias de alguém que já decidiu desaparecer há muito tempo. Encorajando porém em doses irregulares e talvez por isso ainda aqui esteja. Trinta anos depois, e ainda tem o cérebro dentro do crânio intacto.

Mas a eminência está lá, dia após dia. Hoje é o dia. Quanto à família, vão ficar bem, são felizes e leves. Cada um plenamente encaixado no puzzle, peças únicas em total harmonia. Ele, uma peça discrepante. Que se virava para a esquerda e depois para a direita, de cabeça para baixo, mas que de maneira nenhuma parecia ter em si o lado certo que coincidisse com as peças à sua volta. Um defeito de fabrico que foi parar à caixa por engano. Ou por algum lapso do útero, que não se apercebeu dos desígnios do ADN daquela matéria orgânica. Que lhe permitiu desenvolver a carne, sem nunca constatar as lacunas da mente. Ou será que teve plena consciência do risco, mas que demasiado orgulhoso para admitir uma tentativa falhada lhe impôs tal desenvolvimento? Envolveu-o nas suas paredes possessivamente e proveu o alimento, entupindo o cordão umbilical de tal maneira que nunca por ali passou um átomo de alma. E por isso, nem quando chegou a altura de expelir a criatura, se apercebeu de que estava incompleta. Com dez dedos nas mãos e dez dedos nos pés, um narizinho igual ao do pai e os olhos da mãe, ninguém deu conta de que era, de facto, uma peça imprecisa.

Não tinha memória de reparar pela primeira vez de que a sua vida era sua. De que a sua boca articulava o que lhe passava na cabeça, de que a cabeça estava colada ao pescoço, de que o pescoço tinha veias que palpitavam e de que era isso que o mantinha vivo. Era isso, que o mantinha vivo enquanto criança. A jaula de carne e osso. A sua vida não era sua, mas de uma força visceral. O seu próprio corpo era a autoridade máxima a quem devia respeito e que nunca podia questionar. E entretido com brincadeiras de miúdos, assim viveu alheio ao paradoxo que definia toda a sua existência.

Mas hoje, sendo inteiramente capaz de tomar a decisão derradeira a qualquer momento, demorava-se a limpar o rosto com a água micelar e a massajar as têmporas com o serum de argila do mar morto, que previne e alisa rugas já profundas. É que depois de anos de rigorosa disciplina, e apesar de já traçado o plano, tornara-se hábito manter o corpo são. Comparecia às consultas anuais de check-up, verificava meticulosamente cada parâmetro nas suas análises e marcava um ou dois exames adicionais, se assim o mandasse o médico. Tinha arranjado uma fonte de informação privilegiada em regime de ditadura.

No entanto, e sendo inteiramente justo, tomou-lhe o gosto por manter uma aparência cuidada. Da submissão nasceu a vaidade. Como era, de resto, natural em alguém que pretende levar a cabo um plano essencialmente individualista. Nunca lhe passou pela cabeça, dar uma pista que fosse aos que o rodeavam e, em última instância, ao seu próprio corpo. Pretendia deixar de existir como filho, marido, pai, amigo e criatura de carne e osso. Com um número de ilusionismo, ia desaparecer da face da terra. No obituário poderia ler-se: “Indivíduo saudável e bem sucedido, decide acabar com a própria vida, não se percebe bem porquê.” E todos seguiriam com as suas rotinas, pouco alteradas por tal acontecimento até porque os filhos já eram crescidos e ele perversamente tinha-se ido desenlaçando da ordem do dia. E o puzzle permaneceria intacto, completo como sempre esteve.

Acordou cedo e olhou para os fios condutores da sua vida, provocatórios debaixo da pele dos pulsos. Pegou na faca do presunto e cortou-os em três tempos. Um, troca a faca de mão, e outro.

Add a comment

Related posts:

At Faults Car Insurance Doesn

When the Accident occured it was the Unlicensed Driver Teenage son behind the wheel but what caused the Accident is the insured sister grabbing the Steering Wheel when she felt her brother was…

What is Embedded Linux?

The demand for faster, efficient, and high-performing computers is increasing, the dimensions of the form factors that carry them forward decrease. These days, the IT industry and engineers are…

How Networking Helped Me Decide On A Career Path

I have met a lot of interesting people from different technical backgrounds that have helped me learn about the industry I am getting into. Asking questions and bettering my understanding helped me a